style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira
Quase a metade das lavouras de soja dos municípios de abrangência da Emater Regional de Santa Maria foi colhida. Além disso, 20% das áreas da cultura estão em fase de enchimento de grãos e as demais prontas para serem colhidas. Isso em um contexto de perdas que ultrapassam os 60%, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater nesta quinta-feira. Áreas desuniformes, com a necessidade de dessecação para corte, fazem parte da realidade enfrentada por produtores.
A presença de plantas secas ou mortas mescladas com as verdes acarreta ainda mais perdas em função da mão qualidade do produto. A presença de grãos verdes e muitas vagens que não debulham na trilha geram dificuldade de entrega nas Cerealistas e/ou Cooperativas. Além disso, há também a questão dos descontos elevados nas cargas para os produtores, situação observada em todos os municípios da região.
Milho safrinha tem condições climáticas ideais para desenvolvimento
O preço da saca de soja, após duas semanas com quedas, voltou a apresentar uma leve elevação, ficando num valor médio de R$ 175,50/saca de 60 kg. A estimativa inicial de rendimento era de (53 sc/ha0 na região.